Subidas, descidas, pedras, trilhas, baixas temperaturas, são muitos os obstáculos que uma turma de 170 ciclistas, entre profissionais e amadores, enfrentará no domingo na Serra Catarinense. Todos participarão do Shimano Brasil Enduro Series, primeira competição de Enduro Mountain Bike de abrangência nacional. Muito mais do que o pódio, a recompensa para os aventureiros é um cenário de tirar o fôlego, com vista para o Vale do Rio Urubici.
Continua depois da publicidade
O enduro é uma categoria que une duas vertentes do mountain bike, o cross country (longas distâncias) e o downhill (descidas contra-relógio), com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. A modalidade nasceu na Europa há mais de dez anos e vem ganhando popularidade no continente a três.
A largada da prova em Urubici será no Morro do Parapente. Serão quatro estágios cronometrados de descida por percursos diferentes, em que cada atleta largará separadamente e terá seu tempo calculado. Entre um trecho e outro montanha abaixo, os competidores ainda precisarão se deslocar de volta ao ponto de saída, cuidar da bike, da alimentação e hidratação.
– O Enduro de Mountain Bike é uma tendência, um formato que permite ao atleta sentir a montanha com trechos de subida e descida. É uma modalidade divertida que também exige perícia e preparo, com os participantes atravessando as muitas variações no terreno da montanha – afirma Alexandre Okazaki, gerente de marketing da Shimano, patrocinadora máster da competição, que já teve uma etapa no Rio e em outubro terá a última em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Catarinense na briga
Vice-líder na principal categoria, a Pro, o catarinense Nataniel Giacomozzi, campeão brasileiro de downhill em quatro oportunidades e vice pan-americano, terá a chance de assumir a ponta do ranking se vencer neste domingo.
– Quero muito este título, sou fominha. Seria espetacular uma conquista deste nível, ser o primeiro campeão de Enduro do Brasil – afirma.
Acostumado com a região, Nata, como é conhecido pelos competidores e amigos, dá a dica do que os atletas encontrarão nesta segunda etapa:
Continua depois da publicidade
– Minha única certeza é de que estará muito frio. Já estou preparado para uma subida dura e uma descida bastante técnica e que exigirá bastante do físico. A região tem muita pedra, altas montanhas e um visual paradisíaco – destacou o catarinense.
Programação:
Hoje
15h às 18h – retirada do kit atleta, Praça Central, Urubici
Sábado
09h às 15h – retirada do kit atleta, Praça Central, Urubici
10h às 16h – treinos liberados para todas as especiais
16h às 18h45 – lacre da bikes, Praça Central, Urubici
19h às 19h30 – congresso técnico, Praça Central, Urubici
Domingo
7h15min – chamada para largada
7h30min – largada deslocamento 1 ( D1)
16h – premiação geral do evento