A primavera começa nesta quinta-feira, precisamente às 11h21 quando o sol estará no ponto de equinócio com a Terra, iluminando de forma igual os dois hemisférios o que deixará o dia e a noite com a mesma quantidade de horas. Ao longo da estação, as noites ficam mais curtas e os dias mais longos até o solstício de verão, marcado para o dia 21 de dezembro. Mas enquanto o verão não chega a primavera irá marcar os dias com grandes mudanças de temperaturas e com o reflorescimento da flora.

Continua depois da publicidade

— Essa grande diferença de temperaturas é característico das meias estações. Com pouca nebulosidade, as superfície do sol fica fria à noite e vai esquentando ao longo do dia. Essa amplitude pode chegar até 15°C — explica o meteorologista Leandro Puchalscki.

Mas a tendências é que os dias de sol e calor comecem a ser mais frequentes e a possibilidade de se divertir em praias e rios já pode ser uma alternativa para os fins de semana. As temperaturas devem seguir amenas, na casa dos 25º C.

Outra característica da estação é o retorno de algumas pancadas de chuva e até mesmo temporais. Ocorre que o estado segue sob influências do ar frio do Sul, mas já começa a receber massa de ar quente do Centro do Brasil e Paraguai, o que leva a pancadas e até mesmo granizo, principalmente no Oeste de Santa Catarina. As maiores precipitações devem ocorrer ainda no mês de outubro.

Continua depois da publicidade