O primeiro fim de semana da Primavera em Santa Catarina terá calor típico do verão, com um pico nas temperaturas que podem chegar perto dos 40°C. Essa onda de calor intenso atinge todo o Estado, e favorece quem quer aproveitar as praias e passeios ao ar livre. Confira a previsão para se programar para cada dia:

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

“Explosão” de calor: temperaturas chegarão aos 40°C em SC; veja quando

Sexta-feira (22):

O dia inicia com formação de nevoeiros em Santa Catarina, mas ao longo da manhã o sol aparece. Durante a tarde e a noite, há previsão de chuva em todas as regiões do Estado devido ao calor e a umidade. Entre o Meio-Oeste e o Norte, podem haver temporais intensos.

Os termômetros amanhecem com mínimas de 16°C a 21°C. Durante o dia, antes do início das chuvas, as temperaturas se elevam rapidamente, chegando a máximas de 30°C até 35°C. Na Serra, as máximas ficam na casa dos 23°C.

Continua depois da publicidade

Os ventos vão soprar do Norte, virando para o Sul no decorrer do dia, com velocidades de 30 km/h e rajadas de até 50 km/h.

Sábado (23):

No sábado, uma alta pressão atmosférica mantém a estabilidade no tempo na maioria das regiões de Santa Catarina. Apenas nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul há chances de pancadas de chuva.

As mínimas ficam entre 19°C e 21°C nas áreas litorâneas e no Oeste, e entre 15°C e 19°C no restante do Estado. O dia será marcado por muito sol e calor, com máximas de até 36°C no Vale do Itajaí e no Grande Oeste, chegando até 39°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões os termômetros podem chegar a 32°C.

O vento estará na média de 10 a 20km/h, e não haverá rajadas. As ondas terão picos de 1 a 1,5 metro.

Domingo (24):

No domingo os temporais reaparecem devido a uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul, com probabilidade de pancadas de chuva.

Continua depois da publicidade

As temperaturas seguem elevadas, com máximas de 35°C, chegando a marcar 40°C no Extremo-Oeste e no Litoral Norte.

(Foto: Divulgação/Defesa Civil)

“Explosão” de calor

A Defesa Civil alerta para ocorrências associadas ao calor intenso, como desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além do aumento do risco de queimadas. É recomendável tomar muita água, não deixar animais e crianças sozinhos em veículos, não usar roupas escuras e não comer alimentos pesados, de difícil digestão.

Leia também

Florianópolis vai ferver com ondas de calor até 2050

O que esperar da última semana de inverno em SC