Terminou às 23h59min deste domingo a Operação 12 de Outubro, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o Brasil, e que ocorria desde a madrugada de quarta-feira. Em Santa Catarina, a corporação registrou 146 acidentes, nos quais 152 pessoas ficaram feridas e três morreram, nos cinco dias da operação.

Continua depois da publicidade

Como em 2016 não houve feriadão em 12 de outubro, a comparação é feita com o feriado prolongado anterior que ocorreu este ano, o da Independência, que também teve cinco dias de trabalho específico nas estradas. Houve queda no número de acidentes — 162 em setembro e 146 em outubro — e feridos — 178 na Independência e 152 durante o 12 de outubro —, mas uma vítima fatal a mais.

As três mortes ocorreram em dois acidentes, ambos colisões frontais: um na sexta-feira, na BR-282 em Pinhalzinho, e outro no domingo, na BR-470 em Curitibanos, quando duas pessoas morreram. Não foi registrado nenhum acidente com óbito na região do Vale do Itajaí, onde também acontece a Operação Festas de Outubro, que segue até o dia 22.

Os radares fotográficos registraram 3.745 imagens de veículos acima da velocidade permitida. Um deles passou a 172 quilômetros por hora na BR-101 em Biguaçu, onde a máxima é de 100 quilômetros por hora. Outros 3.516 autos de infração foram lavrados devido a violações diversas. Destes, 87 foram para motoristas que estavam dirigindo sob efeito de álcool e 415 por ultrapassagem em local proibido.

A operação também trabalhou no combate ao crime nas rodovias. Nos cinco dias, a PRF apreendeu 73 quilos de crack e 19 quilos de maconha em Campos Novos, 178 quilos de camarões contrabandeados em Biguaçu e recuperou cinco veículos roubados.

Continua depois da publicidade