A Polícia Rodoviária Federal, na operação conjunta com a Força Nacional de Segurança, apreendeu 112 kg de maconha, em Guaraciaba, no Extremo Oeste de Santa Catarina. A ação aconteceu por volta das 18h30 desta segunda-feira (27), na BR-163. A droga estava no fundo falso de um veículo com placas da Argentina. Dois homens foram presos.

Continua depois da publicidade

Segundo informações da PRF, Benitez Cláudio Rúben, de 38 anos, e Hugo Alberto Apalaches, de 37 anos, são naturais da cidade de Encarnación, no Paraguai. Eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, junto com a droga capturada.

A PRF já havia alertado para a nova modalidade do tráfico internacional, em que paraguaios – geralmente, um casal – servem como “mulas” para entrar no Brasil, utilizando carros com placas da Argentina na tentativa de não chamar a atenção. Em fundos falsos destes veículos, fica escondido o entorpecente, que seria destinado para a Região Sul do país.

Continua depois da publicidade

– O volume de maconha apreendida em operações na região de fronteira do estado está chegando a uma tonelada, este ano – afirma a inspetora da PRF, Maíta Berti.

Após a chegada da Força Nacional para o combate aos atentados em Santa Catarina, já foram registrados, pelo menos, outros quatro casos semelhantes este mês. Na BR-163, também em Guaraciaba, no último dia 19, a operação apreendeu um total de 344 kg de maconha em dois veículos com placas da Argentina. Dentro dos automóveis, havia placas do Paraguai.

*Com informações do repórter Cristian Delosantos