O posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Blumenau ganhou o reforço de 37 agentes. Eles estão na cidade para contribuir nas ações de fiscalização e combate ao crime organizado. A vinda do grupo para a cidade faz parte Operação Lábaro, que estende-se até dezembro em todo o Brasil. No município, os polícias extras devem ficar ao menos até o fim deste mês.

Continua depois da publicidade

De acordo com a PRF, a operação conta com cerca de 500 policiais. Eles devem atuar de forma coordenada, alternando entre cinco regiões do território nacional. Em Santa Catarina, a ação tem ênfase na fiscalização de produtos perigosos, combate à alcoolemia, excesso de peso, tempo de direção do caminhoneiro, transporte de carga, velocidade e uso de cadeirinha.

– Os objetivos são potencializar o enfrentamento qualificado ao crime organizado, atuando nas divisas dos estados e nas regiões e corredores estratégicos, em consonância com conhecimentos de inteligência policial e análise criminal. Além disso, é prevenir e reprimir as condutas que mais provocam mortes e lesões no trânsito nos trechos críticos de acidentalidade – disse a polícia por meio de nota.

Curiosidade

O nome da operação tem como referência a constelação Cruzeiro do Sul, formada por cinco estrelas, que, neste caso específico, representam as cinco regiões do Brasil que estarão sendo cobertas pela Operação Lábaro.

Continua depois da publicidade