Passar o final de ano no litoral catarinense terá seu preço. A previsão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) catarinense é de que o fluxo de veículos, saídos do Rio Grande do Sul rumo ao Norte pela BR-101, seja superior ao do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, em outubro, considerado o maior do ano.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, naquele feriado as concessionárias que administram as principais rodovias com o Litoral Norte gaúcho, a freeway (BR-290) e a ERS-040, que liga Viamão a Balneário Pinhal, esperavam um fluxo máximo de 95 mil veículos, neste, a expectativa é de que mais de 187 mil veículos utilizem estas estradas.

Nesta quinta-feira, às 11h a BR-101 em Laguna já registrava 10 quilômetros de congestionamento no sentido Porto Alegre – Florianópolis. Para Luiz Graziano, chefe de Comunicação da PRF em Santa Catarina, os veículos devem formar filas de, no mínimo, 20 quilômetros de extensão na sexta-feira.

– Estaremos fiscalizando e orientando, mas o tamanho do fluxo de veículos é incompatível com a estrutura viária que dispomos – afirma.

Segundo Graziano, o principal gargalo, localizado na ponte de Laguna, somente será resolvido daqui a três anos, quando a nova estiver pronta. Ainda, para ele, o movimento de retorno do feriado deve ser pior que o de ida.

Continua depois da publicidade

– Esperamos mais de 30 quilômetros de lentidão antes de Laguna para quem estiver voltando. No feriado de Nossa Senhora, os motoristas levavam, em média, quatro horas para cobrir o trecho – salientou Graziano.

Outro ponto ao qual os motoristas devem ficar atentos é no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Próximo ao km 240, onde há o estreitamento da pista, as filas de veículos chegam a cerca de 15 quilômetros.

A PRF sugere que os motoristas evitem pegar a estrada entre as 17h e a 0h de sexta e a manhã de sábado. Na volta, o ideal é que os veranistas evitem a estrada na tarde e noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira.

Clique no mapa e confira as alternativas sugeridas pela PRF SC

Visualizar Caminho rumo a Santa Catarina em um mapa maior