A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 101,850 kg de maconha na manhã desta segunda-feira, entre os postos Maiochi e Sinuelo, na BR-101, em Barra Velha. A droga estava embalada na forma de tijolos e foi encontrada dentro de um veículo C4, de placas de Foz do Iguaçú. Uma Zafira da mesma cidade seguia na frente e foi logo parada.

Continua depois da publicidade

O C4 furou o bloqueio policial e foi perseguido até colidir contra um Gol, no km-71, em frente ao posto Sinuelo. Os dois veículos tentaram realizar uma manobra na contração na alça do trevo do km-83, próximo ao posto Maiochi, o que levantou suspeitas.

>>Leia mais notícias no AN.com.br

Ao perceber a movimentação, uma viatura da PRF bloqueou parcialmente a pista alguns quilômetros a frente na BR-101, sentido Joinville. A Zafira vinha primeiro, sem carregamento de drogas. Seria o veículo que nesse tipo de operação os policiais chamam de “batedor”, que vai na frente vazio para despistar. Nele estavam dois jovens de 24 anos, detidos sob suspeita de tráfico.

Continua depois da publicidade

Ainda com a pista bloqueada por volta das 9 horas, os policiais aguardavam a vinda do C4. O veículo demorou e, quando se aproximou, fugiu, furando o bloqueio. A perseguição durou 12 quilômetros e a droga foi encontrada espalhada pelo carro, que quase capotou e chegou a ficar de lado na pista. Um rapaz de 25 anos era o condutor da Zafira e estava sozinho. Ele ainda tentou fugir a pé, mas foi pego pelos policiais.

A suspeita, de acordo com a PRF, é a de que os dois veículos estavam juntos no transporte da droga e seguiam sentido Florianópolis. Eles teriam se perdido no trevo e para não passar três vezes em frente ao posto policial de Barra Velha, tentaram a manobra na contramão ao invés de procurar o retorno mais próximo. Mas não contavam com a viatura que fazia ronda justamente no sentido Joinville.

Não houve troca de tiros durante a operação. O fato de os dois veículos serem da mesma cidade, que fica na fronteira do País, no Estado do Paraná, reforçou ainda mais a suspeita. O trio suspostamente envolvido em tráfico de drogas segue para a Polícia Civil de Barra Velha, que deve continuar as investigações.

Continua depois da publicidade