A volta para casa, depois de aproveitar o feriado de Réveillon nas praias catarinenses, deve ser de muito movimento nas estradas a partir da tarde do primeiro dia do ano. De acordo com a previsão da Polícia Rodoviária Federal, o transtorno maior deve ser no dia 2, quando haverá movimento intenso o dia inteiro.
Continua depois da publicidade
Comparado aos dias normais, o movimento nessas duas datas deve aumentar em até 100 % nas rodovias do Estado.
Dois pontos serão causadores de filas no sentido Norte da BR-101, principal acesso ao Estado. Um deles é a obra sobre o rio Bracinho, no km 6, na região de Garuva. Outro local que sempre provoca congestionamento é a ponte sobre o Rio Itajaí-açu, no km 110, em Navegantes.
Um grande gargalo se forma com a entrada e saída de veículos no município. Segundo o PRF Marcos Vilella, a fila deve ultrapassar os 15 km de extensão.
Continua depois da publicidade
O inspetor da PRF Jovino Pereira, acredita que haverá muito movimento também no próximo final de semana. Turistas que conseguiram prolongar o feriado aproveitarão mais uma semana de folga no litoral.
A BR-280, que dá acesso às praias de São Francisco do Sul, deve ser a mais conturbada, pois será quase impossível evitar congestionamento no retorno.
– É preciso encher o peito de calma e estar preparado para enfrentar fila -, destacou o policial.
Continua depois da publicidade
Manter a distância de segurança entre os veículos é outra dica da PRF que presencia muitas colisões provocadas pela desatenção. Evitar ultrapassar pelo acostamento é outra forma de evitar problemas.
Uma sugestão do inspetor para escapar do congestionamento, principalmente aos veranistas que moram próximo, é sair antes do meio-dia no primeiro dia do ano ou na madrugada do dia 2.