Mesmo com certo atraso – a previsão inicial era de que ficasse pronto em fevereiro – o terminal marítimo de passageiros do Recife começa a funcionar no domingo, quando será aberta oficialmente a temporada de cruzeiros 2013/2014. A estrutura é a primeira a ser entregue para o Mundial. Estão previstos espaços similares em Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus.

Continua depois da publicidade

– Nós tínhamos um local que funcionava na base do improviso. Já o novo terminal tem toda a estrutura de um aeroporto. A diferença é que um avião traz cerca de 200 passageiros, enquanto um navio chega com dois mil – pondera o presidente do Porto de Recife, Rogério Leão.

No primeiro dia de funcionamento, serão 1.194 passageiros e 646 tripulantes de um navio proveniente da Itália. Ao desembarcarem, a promessa é de que os turistas terão à disposição uma estrutura semelhante à de um aeroporto, com balcões para check-in, esteiras para retirada de bagagem, salas de embarque e desembarque e órgãos reguladores de fiscalização. Lojas, restaurantes, casa de câmbio e espaço para informação turística ainda serão instalados.

Durante a temporada de cruzeiros, que vai deste mês a abril de 2014, devem atracar cerca de 60 navios em Recife, com aproximadamente 100 mil turistas. Para efeito comparativo, na temporada passada, com o antigo terminal, a cidade recebeu 21 embarcações e 50 mil passageiros.

A nova estrutura será operada provisoriamente pelo Porto do Recife, até que seja feita uma licitação para a escolha do novo operador portuário, regulado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Localizado na parte leste da cidade, às margens de dois rios que deságuam no Oceano Atlântico, o porto é atualmente administrado pelo governo de Pernambuco. Dois canais dão acesso a ele. O principal deles, o Canal Sul, possui aproximadamente 3,4 quilômetros de extensão e profundidade de 10,5 metros. O segundo, denominado Canal Norte, tem mil metros de comprimento e 6,5 metros de profundidade.

Continua depois da publicidade