O amanhecer de domingo (11) será gelado, com possibilidade de geada em algumas regiões de Santa Catarina e temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra. De acordo com previsão da Defesa Civil estadual, entre o Grande Oeste, planaltos e Alto vale do Itajaí, os termômetros devem registrar em torno de 0°C a 5°C. Já no litoral, as mínimas giram em torno de 6°C e 10°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Apesar da previsão de frio intenso, conforme o órgão, o risco segue de baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Catarinense consegue vaga para 1ª corrida amadora das Olimpíadas em Paris
Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste e Planalto Norte e ficam entre 12°C e 15°C no Planalto Sul. Já no litoral e áreas próximas, as temperaturas sobem um pouco mais e variam entre 19°C e 22°C.
Continua depois da publicidade
A massa de ar seco e frio que atinge o estado desde quinta-feira ganha força na segunda-feira (12) e, entre o Meio-Oeste e Planaltos, as temperaturas podem chegar aos -4°C durante a madrugada e manhã.
O frio segue predominando no Estado entre a terça (13) e a quarta-feira (14), sobretudo durante as manhãs. O sol também segue presente em todas as regiões, deixando as tardes mais amenas, principalmente, na quarta (14), quando as máximas chegam aos 22°C no Grande Oeste.
Registro de neve na cidade mais fria do Brasil
No sábado (10), o amanhecer foi congelante em Urupema, na Serra catarinense. A cidade é considerada a mais fria do Brasil e, já nas primeiras horas do dia, a neve marcou presença. No local, teve formação de camadas de gelo nas plantas e sensação térmica — pasme — de -19°C , segundo dados da Epagri Ciram.
Veja fotos abaixo:
Continua depois da publicidade
Leia também
Empreendedora catarinense passa de vendedora a sócia de oito empresas de produtos de beleza
Trabalho de retirada dos 62 corpos de vítimas de queda do avião termina, diz Defesa Civil