O Rio Itajaí-Açu deve atingir 10 metros em Blumenau às 2h deste domingo (8), projeta a prefeitura. A Defesa Civil municipal está atualizando a projeção a cada duas horas. A primeira previsão divulgada às 14h, que dizia que a altura seria de 8,5 metros às 19h, praticamente se confirmou, já que às 19h a medição foi de 8,42 metros. A cota para configurar uma cheia é de 8 metros, por isso a cidade voltou à condição de enchente às 18h, quando a régua marcou 8,08 metros.
Continua depois da publicidade
O indicativo é que o rio continuará em elevação no decorrer da noite e madrugada de domingo (8).
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Blumenau atingiu a cota de inundação na noite de quarta (4) e só baixou dessa marca por volta das 11h de quinta (5). Esse teria sido o primeiro pico da enchente, conforme a Defesa Civil de SC. Neste fim de semana acontece o segundo pico.
A Defesa Civil do Estado atualizou o nível máximo que o rio pode atingir neste fim de semana: entre 9 e 11 metros. O número é um pouco menor do informado pela instituição na quinta-feira (5), já que as projeções vão mudando conforme os volumes de chuvas.
Continua depois da publicidade
Para quarta-feira (11), os meteorologistas apontam a chegada de mais uma frente fria trazendo chuva volumosa, que pode chegar a casa dos 100 milímetros. Com o rio já bastante cheio, esse deve ser o terceiro pico da água, o que deve tornar a “cheia mais prolongada”, aponta o coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorf.
Confira a cota de enchente por rua de Blumenau
As cotas de enchente nas ruas de Blumenau fazem parte de um protocolo criado pela Defesa Civil da cidade. O município já passou por várias cheias do Rio Itajaí-Açu, que transborda e sai das calhas causando prejuízos aos moradores. A lista completa abaixo traz a relação atualizada em 2023.
A região da 1º de Janeiro, na Itoupava Norte, é historicamente o primeiro ponto que fica alagado quando o nível do rio sobe. Já a Rua São Rafael próxima da BR-470, é a área mais baixa da cidade, seguida pela Martha Cordeiro e Albert Goll, ambas no bairro Fortaleza.
Dados do nível do rio no AlertaBlu
Abrigos na cidade
O abrigo da Igreja Evangélica Livre, na Rua Cidade de Salvador, 89, na Itoupava Norte, está aberto desde quarta-feira. Por conta da alta procura — são quase 60 pessoas e os pertences delas no local —, nesta sexta-feira (6) foi aberto também um galpão na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, 1.563. Em ambos os pontos os pets das pessoas também são aceitos.
Continua depois da publicidade
Veja todos os abrigos que podem ser procurados
- Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Rua: Floriano Peixoto, 651 – Jardim Blumenau. Telefone: 3057-6377
- EEB Victor Hering – Rua: Antônio C. de Figueiredo, 399 – Vila Nova. Telefones: 3323-4280 (Comporta animais).
- EBM Felipe Schmidt – Rua: Frederico Jensen, 3.139 – Itoupavazinha. Telefone: 3381-6688 (Comporta animais).
- EEB Jonas Rosário Coelho Neves – Rua: Denis Diderot, s/n° – Fidélis. Telefone: 3378-8682 (Comporta animais).
- Grupo Escoteiro Leões de Blumenau – Rua: Pastor Oswaldo Hesse, 1.701 – Ribeirão Fresco. Telefone: 3322-0135 (Comporta animais).
- EEB Santos Dumont – Rua: Amazonas, 2.771 – Garcia. Telefone: 3324-0032 (Comporta animais).
- Capela São João Batista – Rua: São João, s/n° – Itoupava Norte. Telefone: 3323-3236
- Igreja Evangélica Livre de Blumenau – IELBLU – Rua: Cidade do Salvador, 89 – Itoupava Norte. Telefone: 3338-0000 (Comporta animais).
Leia também
AO VIVO: Veja o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau