Além do frio intenso, a previsão para os próximos dias em Santa Catarina indica a possibilidade de mar agitado, com ressaca e risco de alagamentos em regiões mais baixas do litoral devido à maré alta.

Continua depois da publicidade

O fenômeno ocorre por conta da proximidade de um ciclone extratropical entre a costa da Argentina, Uruguai e do Rio Grande do Sul, aliado à intensa massa polar.

De acordo com a Epagri/Ciram, nesta quinta-feira (4) há chances de ressaca, com picos de ondas de 2 a 3 metros. No decorrer da sexta e início do sábado, as ondas podem chegar a 4 metros de altura devido à intensificação do vento, com possibilidade de rajadas de 60 a 70 km/h.

A previsão vale para todo o litoral do Estado, especialmente para a faixa entre Passo de Torres e Florianópolis.

A Marinha do Brasil também divulgou nota em rede social salientando para a previsão de mar agitado e ondas altas. Os ventos devem ter direção Sudoeste e Sul, com intensidade de até 75 km/h (41 nós) entre o litoral de Santa Catarina – ao norte de Laguna – e o litoral do Rio de Janeiro – ao sul de Arraial do Cabo -, entre o dia 5 pela manhã e o dia 6 à noite.

Continua depois da publicidade

Maré alta complica trânsito em Florianópolis

Ainda conforme a Epagri/Ciram, também segue o risco de alagamentos por conta da maré alta no litoral de Santa Catarina. O fenômeno é provocado pela influência da fase nova da lua, do vento predominante e persistente e da forte agitação marítima, podendo durar até sexta-feira (5).

Nesta quarta, o efeito já foi visto em Florianópolis. Houve registro de água sobre a pista na SC-405, principal acesso ao Sul da Ilha, e na alça de acesso de quem sai da Beira-Mar para passar atrás do Elevado Francisco Dias Velho.

maré alta em florianópolis
Pista da SC-405, na Capital, foi uma das atingidas pela maré alta nesta quarta (3) (Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense)

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade