Os alagamentos em várias cidades do Litoral Norte, ocasionados pela chuva forte da madrugada desta quarta-feira, podem aumentar durante o dia, conforme alerta da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do clima. Em todas as cidades da região vem chovendo uma média de 4 milímetros por hora, o que deve fazer com que até o fim do dia o volume de chuva acumulado a partir da manhã chegue a 40 milímetros. Isso só agrava a situação das cidades afetadas.
Continua depois da publicidade
A meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz, aponta que durante a madrugada, em menos de 12 horas, choveu 100 milímetros em Camboriú e 200 em Barra Velha. Esse volume elevado de chuva foi o responsável pelo transbordamento de ribeirões e alagamentos de cidades como Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras, perto da divisa com Barra Velha.
Como a previsão é de que a chuva persista pelo menos pelas próximas 24 horas, a Epagri lançou um alerta para as Defesas Civis. Além disso, no início da tarde haverá um pico de maré alta, o que deve agravar os alagamentos.
As Defesas Civis municipais estão orientando moradores a levantarem os móveis e levarem os carros para áreas mais altas. Ocupantes de áreas suscetíveis a deslizamentos devem ficar atentos a qualquer movimentação de terra.
Chuva pegou a todos de surpresa
Continua depois da publicidade
Moradores de bairros como a Ressacada, em Itajaí, dormiam quando perceberam a água invadir as casas. A maior parte deles foi pega de surpresa, já que não havia qualquer alerta de possibilidade de alagamento para esta quarta-feira.
Mesmo assim, as Defesas Civis não podem ser culpadas, segundo Gilsânia. A meteorologista explica que o volume de chuva da madrugada não estava previsto. Eram esperados entre 10 e 15 milímetros de chuva, no máximo.
– Nós ainda não temos mecanismos para uma previsão do tempo mais precisa. Isso ocorre no mundo inteiro, mas claro que no Brasil essa limitação é maior – diz.
A meteorologista destaca que ainda não é possível atribuir a chuvas das últimas horas a algum fenômeno climático. Mesmo assim, elas estão bem acima da média, a previsão era de chuva 110 milímetros para o mês de abril.
Continua depois da publicidade