A condição de tempo que provocou temporal e fortes ventos no Sul do Estado e na Grande Florianópolis nesta terça-feira (29) pode se repetir na quarta. Os ventos chegaram a 99,72 quilômetros por hora em registro feito em Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul, nesta terça.
Continua depois da publicidade
A combinação foi clara: forte calor durante o dia, com a chegada de áreas de baixa pressão que passaram pelo Rio Grande do Sul e atingiram o Estado. O resultado disso foram as fortes rajadas de vento e o temporal que provocou estragos em diferentes cidades.
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a previsão para os próximos dias nesta semana ainda é de instabilidade mais intensa. Nesta quarta, durante o dia o tempo no Estado deve ter sol com variação de nuvens. No fim da tarde e à noite, aumenta a condição de pancadas de chuva e raios. Temporais localizados com granizo e ventania também continuam na previsão.
Na quinta-feira, o deslocamento de uma frente fria deve causar chuva com raios durante o dia, mas ainda há risco de temporais localizados com queda de granizo.
Segundo a meteorologista, a combinação entre calor durante o dia e passagem de frentes frias é típica de primavera e favorece a ocorrência de temporais nesta época do ano.
Continua depois da publicidade
Novos temporais devem se concentrar mais no Sul do Estado
No início da noite de terça, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu observação meteorológica informando que a partir da tarde desta quarta-feira novas áreas de instabilidade combinadas com a umidade do ar proveniente do calor durante o dia podem favorecer temporais isolados, em especial no Sul do Estado.
A previsão é de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, além de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
O que fazer em caso de ventos fortes?
– Revise a resistência de casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas;
– Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de casa. Feche persianas, cortinas e blecautes para, no caso de algum vidro de janela quebrar, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.
Continua depois da publicidade
– Mantenha as árvores de casa sadias e bem podadas. A poda preventiva pode ser solicitada no Corpo de bombeiros Militar.
– Evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelos ventos, como surf, windsurf, rapel e outros;
– Evitar transitar nas proximidades de fiação elétrica;
– Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;
– Ao transitar pelas avenidas, evitar passar embaixo de cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, escadas e outros. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda que fiquem em risco em caso de ventos fortes.
Continua depois da publicidade
– Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas;
Fonte: Defesa Civil