O verão fora de época que amanhecerá nesta quinta-feira chega com as horas contadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estarão com plantão intensificado a partir da noite desta quinta com a chegada de uma frente fria: é quando começa a chuva forte que continuará presente em todas as regiões do Estado até o domingo.
Continua depois da publicidade
E não é só chuva. É possibilidade de tempestade com ventos de até 80km/h na companhia do frio – a temperatura despenca a partir de sexta-feira – e risco de granizo. Segundo a Epagri/Ciram, deve chover uma média de 100 milímetros nos três dias do fim de semana, valor que estava previsto para todo o mês de agosto em Santa Catarina.
– Emitimos a previsão mais cedo principalmente para que as cidades com riscos possam se adiantar. O que preocupa é a Serra e o Litoral, com encostas e vales que podem ter deslizamento, desmoronamentos e alagamentos – disse o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins.
A Defesa Civil emitiu o alerta e avaliou que a situação deve se agravar mais no Oeste e no Sul, onde deve chover mais. Também confirmou o risco de alagamentos e deslizamentos, além dos raios que podem ocorrer durante as chuvas. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Continua depois da publicidade
Frio aumenta na segunda-feira
Uma nova massa de ar polar começa a se aproximar ainda na sexta-feira e se intensifica na segunda. A próxima semana será fria com o retorno da geada no amanhecer das cidades da Serra catarinense – a chuva dará uma trégua. A mínima será de -3ºC em São Joaquim e Urubici; em Florianópolis, de 5ºC.