Uma massa de ar seco e frio é responsável pelas condições do tempo nesta quarta-feira em Santa Catarina. Esse sistema, ajudou a provocar um amanhecer mais gelado em todas as regiões, sendo que as menores temperaturas foram registradas em cidades da Serra e do Meio Oeste.

Continua depois da publicidade

-3,8°C Urupema

-1,5°C Urubici

-0,6°C Fraiburgo

0°C Bom Jardim da Serra

Continua depois da publicidade

0,4°C São Joaquim e Curitibanos

0,5°C Painel e Palmeira

0,6°C Rio Rufino e Otacílio Costa

No decorrer da manhã, aos poucos, as temperaturas vão subindo e chegam num patamar mais agradável no período da tarde, com máximas de 20 a 23°C em boa parte das cidades catarinenses.

Na condição do tempo é o sol que predomina, por conta do ar seco. Apesar disso nas primeiras horas da manhã temos alguns pontos de nevoeiros pelo estado, que logo se dissipam trazendo um dia bem aproveitável ao ar livre.

Mapa de temperatura
Mapa de temperatura
(Foto: )

Ouça as informações com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:

OUTRO DIA DE TEMPO SECO

A quinta-feira será de tempo seco, com o sol predominando em todas as regiões. Novamente teremos temperaturas mais baixas na madrugada/amanhecer, mas já não tão baixas quando nesta quarta-feira.

Outro detalhe é que as temperaturas da tarde começam a subir um pouco mais, trazendo outro dia bem aproveitável ao ar livre.

Continua depois da publicidade

CURIOSIDADE: CÉU DE BRIGADEIRO

Quando temos um céu bastante limpo, com ausência de nuvens, é comum ouvir falar a expressão “céu de brigadeiro”. Isso nada tem a ver com o doce que comemos em festas de aniversário.A expressão está ligada com a Aeronáutica.

O brigadeiro ocupa um posto de importância dentro dessa instituição militar. Por conta disso, esse oficial só realizaria voos em dias que o céu apresentasse condições favoráveis, em dias de tempo firme. A expressão se popularizou entre os anos de 1940 e 1950, quando os radialistas começaram a ter conhecimento disso. Na época a Capital do Brasil era o Rio de Janeiro, local onde concentrava a maior parte dos voos realizados no país.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista