Enquanto o ar seco seguir predominando não teremos muitas mudanças nas condições do tempo. Dessa forma a quarta-feira vai ser de novo marcada pelo tempo seco, nevoeiros nas primeiras horas da manhã, sol predominando em todas as regiões e com o sobe e desde das temperaturas.

Continua depois da publicidade

No início do dia os termômetros chegaram a registrar apenas 6,8°C em Bom Jardim da Serra e 7,1°C em Urupema, durante a tarde esquenta na Serra com picos de até 27°C, como o mapa mostra. O maior aquecimento deve ocorrer em cidades do Sul e do Oeste:

Reprodução NSC TV
(Foto: )

Ouça a previsão do tempo com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:

E se esse tempo seco é uma boa notícia pra algumas pessoas, pra outras nem tanto.

A falta de chuva já traz risco para estiagem em alguns rios aqui do estado, que estão com pouca água. Segundo o setor de hidrologia da Epagri, pelo menos 4 rios estão em situação crítica em Santa Catarina, ou seja, em estágio de emergência para estiagem. Eles se encontram nas cidades de:

Continua depois da publicidade

Braço do Norte –> Onde o acumulado de chuva é de apenas 13 mm nesse mês de Abril.

São João Batista–> Tem um acumulado de 41 mm neste mês, mas faz pelo menos 20 dias que a chuva não aparece de forma significativa na cidade.

José Boiteux –> Acumulou até o momento só 11,6 mm e essa chuva foi lá no dia 04 de Abril, ou seja, vamos para o 21° dia sem chuva significativa na cidade.

São Martinho –> Também encontra-se com o nível do rio bem baixo, e classificado em situação de emergência.

Alem desses 4 rios, temos mais 5 cidades onde seus rios estão em estágio de alerta para estiagem e mais 6 classificados em estágio de atenção, que podem vir a ficar com o nível bem baixo se não chover nos próximos dias. Isso quer dizer que ao menos 13 cidades estão com rios sendo monitorados por conta da falta de chuva.

Continua depois da publicidade

EPAGRI
(Foto: )

Vale destacar que tem cidades que possuem mais de um rio, isso pode ser verificado na imagem acima. Nas listagem anteriores citamos apenas as cidades onde os rios estão.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista