A formação de uma nova frente fria já provoca a formação de nuvens carregadas em muitos pontos do Sul do Brasil. A imagem de satélite do início dessa sexta-feira mostra bem essa condição, núcleos de chuva em vermelho, em boa parte do Rio Grande do Sul e já começando a aparecer em pontos de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Essas nuvens trazem chance de chuva a qualquer hora do dia, mas é importante destacar que quanto mais pro final da sexta-feira, maior o número de cidades com chuva.

E é preciso ter atenção, pois essa chuva pode vir em forma de temporais, com pancadas de chuva mais forte, rajadas de vento e de forma mais pontual até granizo.

As temperaturas ainda estarão num patamar mais agradável ao longo dessa sexta-feira, como o mapa mostra:

Continua depois da publicidade

Ouça a previsão do tempo com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:

FRIO FORTE NO FIM DE SEMANA

Apesar do tempo bem instável da sexta-feira, a frente fria se afasta de Santa de Catarina de forma muito rápida. Ao longo da manhã de sábado o tempo volta a ficar firme, e o sol aparece na maior parte das cidades. Só chamo atenção que do Oeste até a Serra ainda teremos um sábado de céu mais nublado com chuviscos momentâneos.

Uma forte massa de ar frio entra no decorrer do sábado influenciando diretamente as cidades na faixa do Oeste até a Serra. Há até chance de chuva congelada, gotícula d’água congelada, nesta região. O frio forte entra em todas as cidades na noite de sábado para domingo. Vá se preparando para ter um domingo gelado no amanhecer. Há até chance de ser o amanhecer mais frio do ano em algumas cidades.

Fora a chance de sincelo no Morro das Torres em Urupema, o domingo será de sol e nuvens. Há previsão de geada no amanhecer do dia no Oeste, Planalto Norte, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e no Sul. Durante o turno da tarde as temperaturas sobem um pouco, mas ainda mantendo boa parte do dia com condição de frio.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista