A tarde de ontem foi marcada pelo aquecimento, e mais uma vez algumas cidades marcaram mais do que 30°C, entre elas podemos citar:

Continua depois da publicidade

30,8°C Itapiranga

30,5°C Criciúma

30,4°C Águas Mornas e Caibi

Ouça a previsão do tempo com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, o “calorzinho” mais uma vez vai aparecer em boa parte de Santa Catarina, já que ainda seguimos com a forte massa de ar seco e quente. Máximas entre 28 e 30°C, sendo que na Serra alguns pontos podem registrar até 26°C.

O ar seco e quente também contribui para o tempo firme, e o sol aparece com poucas nuvens ao longo dessa quinta-feira. Apesar disso, fortes nevoeiros aparecem nas primeiras horas da manhã, diminuindo a visibilidade de quem trafega em rodovias catarinenses.

Lembre-se de usar faróis de luz baixa e se o carro tiver, acione também o farol de neblina. Quando os nevoeiros estão muito fortes não se aconselha o uso de faróis altos, isso porque o feixe de luz dos faróis altos será refletido pela névoa espessa e dificulta ainda mais a visão do motorista.

MUDANÇAS À VISTA

A sexta-feira ainda terá temperaturas mais altas em parte do estado, principalmente nas áreas do Litoral, Vale do Itajaí e toda a região Norte, pelo que chamamos na meteorologia de “pré-frontal”, um ar mais quente que antecede a passagem de uma frente fria. Dessa forma, começamos a ter mudanças nas condições do tempo ao longo da sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O sol vai aparecer, mas no decorrer do dia as nuvens vão começar a aumentar conforme a frente fria, sistema de chuva, for se aproximando.

A chuva deve começar entre a tarde e a noite, sendo que a primeira região a receber as instabilidades deve ser o Oeste, depois Meio Oeste, Serra e Sul. Atenção que nessas áreas, pontualmente, a chuva pode vir forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento. Nas demais regiões do estado a chuva chega na noite em direção ao sábado.

Atrás da frente fria vem uma massa de ar frio de origem polar, e por isso as temperaturas entram em declínio acentuado entre a noite de sexta e a madrugada de sábado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Fonte: Ciram