Começamos a quinta-feira com muitos nevoeiros, quem saiu de casa cedinho encontrou essas nuvens mais baixas em muitos pontos do estado.
Continua depois da publicidade
Nevoeiros cobrem o mar e as pontes que ligam a ilha ao continente, em Florianópolis. Imagem: Bianca Souza
Aproveitamos para lembrar que os nevoeiros, também conhecidos por cerração ou névoa, são nuvens bem baixas, próximas ao solo, que deixam a visibilidade menor do que 1 km. Já a neblina, é praticamente a mesma coisa, só que a visibilidade nesse caso é maior, a gente consegue enxergar coisas numa distância maior do que 1 km.
Ouça a previsão do tempo com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:
Continua depois da publicidade
A quinta-feira novamente tem as nuvens influenciando boa parte do estado, isso ocorre por conta da formação de um sistema de baixa pressão, entre a Argentina e o Paraguai. No período de formação desse sistema, temos a formação de nuvens mais carregadas. Boa parte dessas nuvens acabam indo em direção ao Rio Grande do Sul, a imagem de satélite até mostra um pouco essa condição, vejam que as áreas coloridas estão mais sobre o estado gaúcho.
Mas apesar disso, as nuvens também acabam avançando por Santa Catarina. Dessa forma há chance de chuva pela manhã nas cidades do Extremo Oeste catarinense e ao longo do dia essas nuvens se espalham pelo restante do estado, provocando chuva entre a tarde e a noite. No Litoral e áreas próximas essa chance de chuva é menor, e só a noite.
Em relação as temperaturas, elas ficam diferentes pelo estado, mais agradáveis no Litoral e amenas no Oeste.
SEXTA-FEIRA
O sistema de baixa pressão ainda irá influenciar o tempo amanha aqui no Sul do Brasil. No entanto, as nuvens mais carregadas ficarão novamente mais no estado gaúcho do que aqui. Com isso, uma sexta-feira será de tempo mais seco e aberturas de sol durante boa parte do dia. Chance de chuva isolada no final do dia. As temperaturas sobem ao longo da tarde trazendo um certo aquecimento em todas as áreas com destaque para o Sul e Oeste onde se aproxima dos 27°C.
Continua depois da publicidade
Por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia
Leandro Puchalski – Meteorologista