A última madrugada teve chuva em SC, mas em pouquíssimas cidades e principalmente na área entre a Serra, Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Os maiores volumes nas últimas 24 horas, ainda que considerados pequenos, foram:
Continua depois da publicidade
28 mm Joinville e Schroeder
21 mm Ilhota
15 mm Florianópolis e Urupema
Dados: Ciram
Continua depois da publicidade
A sexta-feira ainda começa com as nuvens predominando em toda Santa Catarina e com chuva em algumas cidades, principalmente entre a Capital e o Litoral Norte. Essas nuvens por vezes são bem baixas, próxima ao solo e acabam diminuindo a visibilidade. Em Joinville, essa condição deixou o aeroporto fechado nas primeiras horas da manhã e o aeroporto de Navegantes operando por instrumentos.
Dois sistema meteorológicos estão influenciando o tempo no nosso estado, a umidade vinda do mar, a mesma dos últimos dias, que deixa o litoral com as nuvens predominando e chega a provocar chuva fraca em alguns locais. O outro sistema é um cavado, uma área alongada de baixa pressão, que forma nuvens de chuva e elas avançam principalmente para o Paraná, só que algumas dessas nuvens acabam chegando em Santa Catarina por conta de ventos em altitude.
Imagem de satélite do início dessa sexta-feira.(Foto: GOES-16/INMET)
As nuvens mais carregadas, que provocam os maiores volumes de chuva, são representadas em tons de vermelho na imagem de satélite acima, ou seja, não chegam a passar em território catarinense.
Dessa forma a sexta-feira que começa com tempo encoberto e com chance de chuva, aos poucos vai ter essas nuvens diminuindo um pouco trazendo períodos de melhoria e até mesmo algumas áreas aberturas de sol, sobretudo no final da tarde. As temperaturas seguem no mesmo patamar dos últimos dias, trazendo uma sexta-feira amena:
Continua depois da publicidade
Temperaturas previstas para esta sexta-feira.(Foto: Reprodução NSC TV)
O SOL APARECE NO FIM DE SEMANA
Com a diminuição das nuvens ao longo da sexta, a previsão é que o fim de semana comece com aberturas de sol. O sábado terá tempo seco na maior parte das cidades. No entanto, apesar do sol aparecer, a umidade do mar ainda poderá trazer uma chuva passageira no Sul e nas cidades da Grande Florianópolis mais próximas dessa região do Estado. As temperaturas da tarde já conseguem subir um pouquinho mais do que vem fazendo. Desta forma, o domingo promete ter sol, mas com algumas nuvens baixas que chegam a predominar em momentos do dia. O frio da tarde perde muita força trazendo uma tarde agradável e até com um certo aquecimento, sobretudo nas cidades mais do Norte e Vale do Itajaí.
Por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia
Leandro Puchalski – Meteorologista