O tempo estável de sol desta quarta-feira (29) deve ceder espaço para o retorno de chuvas intensas a partir de quinta-feira (30) em Santa Catarina. A previsão é da Epagri/Ciram, e traz um alerta para todas as regiões do Estado. Em algumas localidades, a chuva pode atingir volumes de 100 milímetros a 150 milímetros.

Continua depois da publicidade

Isso vai acontecer por causa de um sistema meteorológico conhecido como correntes de jato, que se traduzem na convergência de ventos fortes em níveis baixos e altos da atmosfera. A condição será observada em todo o Sul do Brasil. Essa condição, aliada a uma área de baixa pressão sobre Santa Catarina, aumenta a umidade do ar no Estado.

Conforme a Epagri/Ciram, os volumes médios de chuva devem ficar em torno de 50 milímetros a 80 milímetros, em todo o Estado.

Por causa da chuva, cidades que sofreram com alagamentos e riscos de deslizamentos nos últimos dias devem aumentar a atenção nas áreas de risco. Isso porque há a possibilidade de novos transtornos causados pela chuva nesta quinta-feira

Para sexta-feira (31) e sábado (1º), as condições de chuva devem permanecer em todas as regiões, mas com volume menor. A expectativa é de que a média nesses dias fique em torno de 40 milímetros a 80 milímetros, num período de 48 horas.

Continua depois da publicidade

Temperaturas

Para quinta-feira, as temperaturas devem seguir amenas. Em Florianópolis, a mínima deverá ser de 18°C. A máxima poderá chegar a 23°C. As mesmas temperaturas devem ser observadas também em Blumenau e Itajaí. Em Joinville, a única alteração é na mínima, que deverá ser de 19°C.

Lages deverá ter temperaturas um pouco mais frias, com mínima de 13°C e máxima de 17°C. Já em Criciúma, a mínima será de 15°C e a máxima de 22ºC. Para Chapecó, a mínima prevista é de 16°C, enquanto a máxima pode atingir 21°C.

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais do DC, AN e Santa e aproveitar os descontos do Clube NSC. Acesse assinensc.com.br e faça sua assinatura.