O frio segue forte em Santa Catarina, sendo que cada região tendo sua intensidade. A sexta-feira também amanheceu com muitas nuvens, tempo nublado em praticamente todo o estado, com exceção do Litoral e áreas próximas.

Continua depois da publicidade

Essas nuvens ajudaram as temperaturas a não baixarem tanto, e por isso houve registro de temperatura negativa apenas no Morro das Torres, onde fez -1°C, às 7h da manhã. Nesse ponto do estado, a sensação térmica chegou aos 9,8°C ABAIXO DE ZERO e com formação de sincelo. Esse fenômeno ocorre quando o nevoeiro congela ao tocar alguma superfície, como as árvores.

Na Serra, além do frio e do tempo fechado, temos chance de chuva fraca ao longo da manhã, e isso mantém a possibilidade de neve e/ou chuva congelada até o fim da manhã de hoje.

Ouça a previsão do tempo com Bianca Souza, da Central NSC de Meteorologia:

Apesar disso, ao longo do dia o sol vai aparecendo em todas as regiões, mas sempre com uma maior variação de nuvens nas áreas entre o Oeste e a Serra. Depois do amanhecer frio, aos poucos as temperaturas ficam mais agradáveis, principalmente à tarde no Litoral, Vale do Itajaí e Norte. No Oeste e na Serra, frio o dia todo.

Continua depois da publicidade

Vale destacar que ainda teremos rajadas de vento em momentos do dia. Dessa forma a sensação de frio pode ser um pouco maior em algumas cidades.

O mar também está agitado, por conta do ciclone em alto mar, e é preciso muita atenção com a navegação de pequenas e médias embarcações.

SOL NO FIM DE SEMANA

Nos dois dias, com o afastamento do ciclone para o alto mar, vamos ter a presença do Sol em todas as regiões. Novamente a Serra deverá ter um sábado de manhã com muitas nuvens e até alguns nevoeiros. No Morro das Torres em Urupema poderemos ter até sincelo. As temperaturas vão seguir baixas, mas muito entre as noites e as manhãs. Como o Sol deverá aparecer ao longo dos dois dias – chega até a predominar – as temperaturas da tarde ficam agradáveis. No Norte e no Vale do Itajaí chegam até trazer um certo aquecimento.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista