O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB) convocou na manhã desta sexta-feira uma reunião com os secretários municipais, para avaliar os estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade nesta quinta-feira. Na oportunidade, foram definidas as medidas emergenciais a serem tomadas nos pontos atingidos. Um levantamento também será feito em conjunto com todas as pastas do governo.
Continua depois da publicidade
A administração municipal ressaltou a preocupação com a previsão de novas chuvas nos próximos dias, que podem acarretar em mais estragos. O diretor de Defesa do Cidadão de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina salientou que o temporal causou apenas danos materiais. Que a grande quantidade de chuvas que caiu no município provocou vários alagamentos, pois os ribeirões e vias pluviais não suportaram o volume de água.
Nesta manhã foi definido que cada secretaria fará um levantamento dos danos causados até as 15h desta sexta-feira. Após o recebimento do relatório, a Defesa Civil de Blumenau vai avaliar a partir dos critérios da Defesa Civil Nacional se vão decretar situação de emergência e com isso buscar recursos junto ao governo federal para resposta e reconstrução das áreas afetadas.
De acordo com a Defesa Civil, em um primeiro momento a prefeitura vai concentrar as ações para desobstrução do sistema de drenagem e estradas, para não sobrecarregar mais ainda o sistema com a ocorrência de um novo temporal.
– Com a previsão de novas chuvas hoje e sábado, é importante trabalhar para restabelecer a normalidade e avaliar os deslizamentos – aponta.
Continua depois da publicidade
Mario Hildebrant (PSB) destaca que o atendimento as famílias atingidas também está sendo a prioridade, bem como o monitoramento das áreas de riscos.
– Pedimos que a população em casos de temporais com de ontem evitem sair de casa e acessar área alagadas. Algo que nos preocupa é com relação ao lixo jogado em via pública, que acaba comprometendo o sistema de drenagem e contribui para os alagamentos – destaca.
Veja como receber alertas de temporal da Defesa Civil de SC e evitar notícias falsas