A segunda-feira sem chuva até serviu para secar as ruas do aguaceiro que caiu sem parar no Vale do Itajaí durante o fim de semana, mas ainda foi pouco para normalizar a situação pela região. A chuva já voltou — com menos intensidade — em alguns locais nesta noite e deve seguir em forma de pancadas até quarta-feira. Em Blumenau o nível do rio Itajaí-Açu não preocupa, mas há o alerta para os riscos de deslizamento por causa do solo encharcado. Já no Alto Vale do Itajaí a situação é diferente, com a Defesa Civil em estado de emergência pelo risco de alagamentos.
Continua depois da publicidade
Em todo o Estado a Defesa Civil já registrou mais de 30 municípios com ocorrências por conta da chuva dos últimos dias. O Vale do Itajaí foi a região mais afetada, embora os principais volumes de chuva tenham sido registrados no Oeste e na Serra. Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, 129 pessoas ficaram desabrigadas em Santa Catarina. Entre os desabrigados, 93 são de Rio do Sul, que estão divididos em cinco abrigos abertos no município. O rio na cidade chegou a atingir 7,13 metros ontem, mas à noite estabilizou em cerca de 6,8 metros. Por causa da previsão de chuva a Defesa Civil de Rio do Sul não recomenda que os desabrigados voltem para casa. Onze ocorrências foram registradas na cidade, nenhuma grave.
Nos locais atingidos pela cheia a recomendação das autoridades é que os moradores evitem o contato com as águas e não dirijam em lugares alagados. A população deve também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas, além de tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
De olho nas encostas em Blumenau
Em Blumenau nenhuma pessoa precisou sair de casa, embora 43 ocorrências tenham sido registradas desde sábado — entre elas casos de deslizamentos, quedas de muro e árvores e enxurradas. A chuva dos próximos dias para a cidade deve cair em pancadas, o que faz a Defesa Civil pedir atenção para os riscos de deslizamentos. A região do Garcia é a mais preocupante, com risco alto segundo o sistema de monitoramento e alerta. Nos outros bairros a probabilidade de escorregamentos era considerada média ontem à noite.
Continua depois da publicidade
— O solo está encharcado, então pedimos que a população fique atenta para qualquer sinal de anormalidade. O nível do rio Itajaí-Açu não oferece riscos no momento, mas tem a condição de chuva na cidade — avalia o diretor da Defesa Civil, Adriano da Cunha.
Depois de atingir 5,85 metros em Blumenau às 16h de domingo, o nível do rio caiu gradativamente e na noite desta segunda-feira estava em 4,5 metros. A cidade permanece em estado de atenção, trabalhando com a margem de segurança de 6 metros para entrar em alerta.
Nas barragens no Alto Vale do Itajaí que auxiliam toda a região em momentos de cheia do rio Itajaí-Açu a situação é tranquila. Na noite desta segunda-feira as quatro comportas estavam fechadas na barragem de Ituporanga, enquanto em Taió três estavam abertas e quatro fechadas.
Abastecimento de água foi prejudicado em Blumenau
O volume de chuva e os deslizamentos aumentaram a turbidez da água do rio em Blumenau, o que acabou afetando o abastecimento de água na cidade. Ontem de manhã o Samae emitiu um comunicado avisando que a capacidade de produção da ETA 2, na Rua Bahia, foi prejudicada. O nível de sujeira na água que normalmente é 50, chegou a 760.
Continua depois da publicidade
Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder devem ter o abastecimento comprometido.