As regiões de Rio do Sul e Blumenau devem voltar a registrar chuva intensa no final desta semana. É o que indica a previsão da equipe de meteorologia da Defesa Civil do Estado, que não descarta a possibilidade de uma nova enchente, principalmente no Alto Vale do Itajaí, que ainda tem o nível do Rio Itajaí-Açu em patamares elevados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Até o momento, a previsão é de que a chuva retorne ao Estado de forma expressiva a partir de sexta-feira (27), mas já entre esta quarta e quinta-feira (dias 25 e 26) há condições para pancadas de chuva e temporais isolados.
Na região de Blumenau, mostra o monitoramento do AlertaBlu, a instabilidade ganha força entre o final da tarde da sexta-feira e ao longo de todo o sábado (28). Deve ser uma chuva persistente, mas de intensidade fraca a moderada.
Por conta da possibilidade de pancadas momentâneas mais fortes, há risco de alagamentos. No entanto, com o solo ainda muito encharcado, a maior preocupação em Blumenau segue sendo com os deslizamentos. Só neste mês foram mais de 300 ocorrências de desmoronamentos de terra atendidas pela Defesa Civil municipal.
Continua depois da publicidade
O tempo fechado permanece até a manhã de domingo (29). Durante a tarde, os modelos mostram que a nebulosidade deve diminuir e o sol voltar, deixando o dia abafado. À noite, porém, a chuva fraca e isolada deve retornar e permanecer ao menos até segunda-feira (30). Ainda não há data para o tempo firme “dar as caras” em Blumenau e região.
Se as projeções se confirmarem, deve chover cerca de 100 milímetros em Blumenau entre sexta e segunda-feira. Para efeitos de comparação, a média de chuvas em outubro na cidade é de 136 milímetros. Neste mês, até esta quarta-feira (25), o acumulado já é de 348 milímetros, de acordo com o AlertaBlu, mais que o dobro do esperado para todo o mês.
Para o coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorf, como o nível do rio não está tão elevado em Blumenau (3,73 metros, conforme a medição das 14h desta quarta-feira), por enquanto não há previsão de enchente na cidade. O Itajaí-Açu deve voltar aos 7 metros com as novas chuvas, mas não deve passar disso, estima o órgão de proteção.
A instituição vai divulgar se houver alterações nas projeções, que serão atualizadas constantemente.
Alto Vale
A situação é mais preocupante para o Alto Vale. Como os volumes de chuva mais expressivos serão no Oeste, Planalto Norte e Sul, cidades mais próximas a essas regiões devem sentir um impacto maior. No Alto Vale os acumulados entre sexta e sábado podem chegar a 120 milímetros, diz a Defesa Civil Estadual.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos esvaziando bem as barragens, então os rios continuam altos (no Alto Vale). Dependendo de como vier a chuva, o nível do rio em Rio do Sul pode ficar entre 8 ou 9 metros e chegar a 9,5 metros — detalha Frederico.
Se a estimativa se concretizar, a maior cidade do Alto Vale volta a enfrentar uma cheia dias depois de ter decretado calamidade pública pelo mesmo motivo. No município as primeiras ruas são inundadas a partir de 7,5 metros.
No começo da tarde desta quarta o rio estava em 5,33 metros na cidade, o que deixa Rio do Sul em alerta.
Rios e barragens
Nesta quarta, a Defesa Civil decidiu começar a abertura gradual do canal extravasor da barragem de Taió, para reduzir o volume de água armazenado. A estrutura está com as sete comportas abertas. A de Ituporanga tem quatro abertas e uma fechada. Ambas têm cerca de 60% de ocupação, segundo atualização desta tarde.
Continua depois da publicidade
A barragem de José Boiteux está 44,9% cheia, com uma comporta aberta e outra fechada.
Enchente causou prejuízo milionário em Taió
Leia mais
Casarão histórico de famoso arquiteto de Blumenau muda de dono e terá novo destino