A previsão de chuva forte para os próximos dias colocou Blumenau e Rio do Sul em alerta. Conforme as equipes de Defesa Civil das duas cidades, o volume de água deve ser elevado principalmente entre a tarde de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta (12). Isso exige atenção dos moradores de áreas suscetíveis a inundações e deslizamentos de terra.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau nesta quarta-feira (10) às 14h estava 4,46 metros — considerado situação de atenção —, já reflexo das chuvas que caem desde o fim de semana na região. De acordo com a Defesa Civil da cidade, embora os maiores volumes sejam esperados agora para o meio da semana, não se descarta chuva intensa em curto espaço de tempo entre sábado (13) o domingo (14).

“Diante deste cenário meteorológico, é aguardado um volume de chuva entre quinta e domingo, em torno de 120 milímetros. Com isso, a Defesa Civil de Blumenau alerta à comunidade para eventuais deslizamentos de terra, alagamentos pontuais, bem como a própria elevação nível do rio”, diz o aviso do AlertaBlu emitido na tarde desta quarta-feira (10).

Vale lembrar que Blumenau entra em situação de enchente quando o Rio Itajaí-Açu alcança os 8 metros. No site da prefeitura, o morador consegue saber com quantos metros o nível atinge cada rua.

Continua depois da publicidade

Leia reportagem especial: Enchentes causam prejuízo bilionário em SC e expõem impacto das mudanças climáticas

Em Rio do Sul, onde houve enchente na segunda-feira (8) e ainda havia 63 moradores em abrigos na tarde desta quarta (10), a previsão é de mais uma inundação. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, são esperados de 50 a 80 milímetros nos próximos dias e o nível do Rio Itajaí-Açu no maior município do Alto Vale pode chegar aos 8 metros. Com esse medição, já há ruas e casas alagadas.

“Com base na previsão de chuva para os próximos dias em Rio do Sul e na região da bacia dos rios que formam o Itajaí-Açu, a Defesa Civil do município alerta a comunidade sobre o risco de nova enchente. A cota de inundação permanece em 8 metros e a de atenção em 8,5 metros”, informou a Administração Municipal em nota enviada à imprensa.

A cota de inundação de cada rua em Rio do Sul também está disponível no no site da prefeitura.

Rio do Sul ainda tem pessoas em abrigos por causa de inundação da segunda-feira (8) (Foto: PMRS, Divulgação)

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de SC disse que devido aos volumes previstos, associado ao que já choveu e deixou o solo encharcado, o risco é alto para inundações na região do Alto Vale do Itajaí. Isso pode refletir em níveis de emergência em municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste Laurentino e Rio do Sul entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta (12), como projetado abaixo.

Já nas regiões do Médio e Foz do Itajaí, e nas bacias hidrográficas da região do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.

Situação das barragens no Vale do Itajaí

Na tarde desta quarta-feira (10) o percentual de ocupação da barragem de Taió estava em 33,93%. A estrutura estava com quatro comportas fechadas e três abertas. Já em Ituporanga, a ocupação da barragem estava em 40,34%, com uma comporta fechada e quatro abertas. Em José Boiteux não havia 1% de barragem cheia. Por lá há uma comporta aberta e outra fechada.

A obra de dragagem do Itajaí-Açu, em Rio do Sul, precisou ser suspensa temporariamente por causa da elevação da água. O serviço é uma das ações necessárias para melhorar a fluidez do rio e amenizar cheias.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Quais cidades de SC vão receber casas para moradores afetados por enchentes

Limpeza do Itajaí-Açu para amenizar enchentes revela de televisão a geladeira no rio