A neve que caiu em cinco cidades não deve se repetir nesta quinta-feira. A chance é mínima durante a madrugada. Apesar de o frio continuar, o tempo seco e ensolarado são condições opostas para que o fenômeno ocorra. Para nevar é necessário muita umidade e tempo nublado.
Continua depois da publicidade
O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, observa que o pode ser registrado é a geada, e não se descarta a possiblidade da chamada geada negra. O fenômeno é mais raro, não pode ser visto a olho nu e traz prejuízos para a agricultura. A geada negra causa o congelamento total da planta e não apenas a formação da camada branca nas folhas.
O frio continua intenso em todo Estado. As mínimas podem ser negativas mais uma vez. Elas ficam em -3ºC no Planalto Sul, -2ºC no Planalto Norte, e -1ºC no Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste. Na Grande Florianópolis, as mínimas podem ficar em torno dos 2ºC. Sexta-feira, o tempo permanece seco e com sol. Mas as mínimas já não devem ser tão baixas.
Ainda é cedo para falar que esta foi a última vez que o fenômeno aconteceu neste ano em Santa Catarina. Martins observa que, em 2011, 16 cidades registraram neve em setembro.
Continua depois da publicidade
– Claro que as condições para a neve acontecem com menor frequência neste mês, mas mesmo assim pode nevar. Além disso, agosto é um mês que neva bastante – explica.
Esta foi a quinta vez que o fenômeno foi confirmado em Santa Catarina neste ano. Em 2011, também foram cinco ocorrências confirmadas pela estações meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.