A prévia da inflação do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) desacelerou o ritmo de alta para 0,57% em abril, informou nesta quarta-feira (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o índice acumula alta de 4,16% nos últimos 12 meses.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram inflação no mês de abril. A maior variação (1,44%) e o maior impacto no índice do mês (0,29 pontos percentuais) vieram dos Transportes, que haviam subido 1,50% em março. Na sequência, contribuíram com o resultado do mês os grupos Saúde e cuidados pessoais (1,04%) e Habitação (0,48%), com 0,14 p.p. e 0,07 p.p..
O índice oficial de inflação no Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também divulgado pelo IBGE. Como a variação do IPCA é calculada ao longo do mês de referência, o dado de abril ainda não está fechado. Será conhecido em 12 de maio.
O IPCA-15, pelo fato de ser divulgado antes, sinaliza uma tendência para os preços. Sua variação é calculada entre a segunda metade do mês anterior e a primeira metade do mês de referência dos dados -neste caso, março e abril.
Continua depois da publicidade