Prestes a conquistar o tetracampeonato da Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel é um demolidor de recordes. Aos 26 anos, ele pode se igualar ao argentino Juan Manuel Fangio e o alemão Michael Schumacher com quatro títulos consecutivos, sendo que ele será o mais jovem a alcançar tal feito. Para isso, basta ficar entre os cinco primeiros no GP da Índia que começa neste domingo, às 7h.
Continua depois da publicidade
Com nove vitórias na temporada, Vettel vem de cinco triunfos seguidos no ano, marca obtida apenas por Schumacher e pelos britânicos Jack Brabham, Jim Clark e Nigel Mansell.
Mas desde sua estreia na F-1 ele coleciona marcas (veja mais no quadro ao lado). Vettel estreou na Red Bull em 2009, após a aposentadoria do britânico David Coulthard. O alemão terminou a temporada em segundo lugar, atrás do inglês Jenson Button, na época na Brawn GP.
A proximidade de um novo feito do Vettel faz com que cresça a sua importância na história da F-1.
– Se ele conquistar o título, acho que vão ter que colocar Vettel entre os melhores. Ele fez por merecer. O nível de performance dele tem sido inacreditável. O impressionante é que ele continua crescendo e ganhando mais experiência – disse o diretor da Red Bull Christian Horner.
Continua depois da publicidade
Já o finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007, crê que Vettel já está entre os maiores pilotos.
– Ele não precisa provar mais nada, já alcançou uma grande quantidade de títulos e vitórias desde o início de sua carreira na F-1. É um excelente piloto – declarou.
Primeira vez
Nascido em 1987 em Heppenheim, uma cidade alemã cercada por vinhedos, Vettel começou com o kart aos oito anos. Mais tarde, na Fórmula BMW, em 2004, ele venceu 18 das 20 corridas. No ano seguinte, foi vice da Fórmula Três Euroseries, vencida por Lewis Hamilton.
No mesmo ano, ele sentou pela primeira vez dentro de um carro de F-1. Ele pilotou uma Williams que utilizava motores BMW. E Vettel revela o temor que sentiu naquele dia.
Continua depois da publicidade
– Na primeira vez que eu testei o carro eu me borrei todo nas primeiras voltas e pensei que aquilo era para homens de verdade, não para mim. Depois eu me acostumei a fazer isso e, obviamente, queria mais – contou.
Mas mesmo após o tricampeonato e a proximidade do tetra, Vettel disse que seu sentimento em relação ao esporte permanece
– Nada mudou na minha paixão pelas corridas, eu amo o desafio e ainda fico nervoso quando acordo aos domingos, ainda fico empolgado quando ando pelo grid e ansioso para a corrida – afirmou.
Recordes na F-1
* Vettel se tornou o mais jovem piloto a participar de um final de semana de GP ao pilotar a BMW/Sauber nos treinos de sexta-feira na Turquia em 2006, com 19 anos e 53 dias de idade.
Continua depois da publicidade
* Em 2007, ele estreou na F-1 em Indianápolis e ficou em oitavo, se tornando o mais jovem piloto a marcar um ponto.
* Na Toro Rosso, em 2008, ele se tornou o piloto mais jovem a obter a pole position (21 anos e 72 dias) e a vencer (21 anos e 73 dias de idade) o GP da Itália.
* Em 2010, pela Red Bull, ele se tornou o mais jovem campeão de F-1 aos 23 anos e 135 dias.
* Vettel conquistou o bicampeonato em 2011 no GP do Japão e estabeleceu seu recorde de vitórias no ano: 11.
* Em Interlagos, em 2012, Vettel terminou em sexto e se tornou o mais jovem a ser tricampeão de F-1, superando o brasileiro Ayrton Senna , com 25 anos, quatro meses e 22 dias.
Continua depois da publicidade
Vettel em números
* Vitórias: 35, atrás apenas de Ayrton Senna (41), Alain Prost (51) e Michael Schumacher (91)
*Poles: 42, atrás de Ayrton Senna 965) e Michael Shumacher (68)
* Pódios: 58, atrás de outros nove pilotos. O líder é Schumacher, com 155
* Títulos: Três. O alemão Schumacher é o maior vencedor com sete mundiais