O técnico do Paris Saint-Germain, Unai Emery, joga sua permanência no cargo contra o Lorient (20º), nesta quarta-feira, pela 19ª rodada do Campeonato Francês, enquanto Lyon e Olympique de Marselha querem dar sequência às recentes boas fases.

Continua depois da publicidade

Qualquer resultado que não for uma vitória sobre o lanterna Lorient certamente provocará a queda de Emery após cinco meses na capital francesa. Em terceiro lugar no campeonato, o PSG acumula duas derrotas e um empate na Ligue 1 e já se vê a sete pontos de distância do líder Nice.

Leia mais:

Leonardo Oliveira: três sugestões de homens-gol para o Grêmio de 2017

Leonardo Oliveira: a má fase do matador colombiano

Continua depois da publicidade

Leonardo Oliveira: exemplo madrilenho para o Inter

Uma rápida análise do passado mais recente dimensiona a crise do PSG de Emery. Há um ano, com Laurent Blanc no comando, o PSG era o “campeão do primeiro turno” da Ligue 1 com 51 pontos em 19 jogos, com 16 vitórias e três empates. Com Emery, após 18 rodadas, a equipe soma 36 pontos, com 11 vitórias, três empates e quatro derrotas.

— Tenho experiência no futebol. Sou otimista, conheço minhas responsabilidades, que são trabalhar e trabalhar. Com uma vitória amanhã, veremos as coisas de maneira distinta — afirmou Emery.

Os nomes dos italianos Fabio Capello e Roberto Mancini, ou dos holandeses Louis van Gaal e Guus Hiddink, todos eles sem equipe atualmente, são cogitados em caso de demissão do ex-técnico do Sevilla.

Bernard Casoni, técnico do Lorient e ex-jogador do Olympique de Marselha, sonha em dar a sua equipe a primeira vitória de sua história no Parque dos Príncipes, o que certamente resultaria na demissão de Emery.

Continua depois da publicidade

O Olympique de Marselha, arquirrival histórico do PSG, vive situação oposta ao PSG. Sob o comando de Rudi Garcia, o “OM” passou em nove rodadas da 12ª para 6ª colocação na tabela (4 vitórias, três empates, duas derrotas).

Uma vitória na Córsega diante do Bastia (12º) poderia propulsar ao quinto lugar os marselheses, que somariam a quarta vitórias consecutiva na Ligue 1, apesar de terem sido eliminados recentemente da Copa da Liga francesa.

No clássico do Mediterrâneo, os torcedores do Olympique de Marselha não poderão viajar até a ilha francesa, devido à proibição imposta pelo Ministério do Interior diante dos riscos de brigas.

O Nice de Mario Balotelli, novo “campeão do primeiro turno”, viaja a Bordeaux motivado para se vingar do clube que o eliminou na Copa da Liga.

Continua depois da publicidade

Já o Monaco tentará deixar para traz a derrota de domingo para o Lyon (3×1), superando em casa o Caen (16º).

O Lyon (4º) parte como favorito no duelo contra o Angers (15º). A boa fase do meia Mathieu Valbuena é um dos principais motivos de confiança dos lioneses para confirmar a vaga na Liga Europa com uma quarta vitória consecutiva.

19ª rodada do Campeonato Francês

Quarta-feira, 17h50min

Nantes x Montpellier

Monaco x Caen

Saint-Etienne x Nancy

Dijon x Toulouse

Metz x Guingamp

Bordeaux x Nice

PSG x Lorient

Lyon x Angers

Lille x Rennes

Bastia x Olympique de Marselha

Classificação

Os seis primeiros

1º) Nice — 43 pontos

2º) Monaco — 39 pontos

3º) PSG — 36 pontos

4º) Lyon — 31 pontos

5º) Guingamp — 29 pontos

6º) Olympique de Marselha — 27 pontos

*AFP