Após oito jogos sem vitória, o técnico Argel Fucks segue prestigiado no comando do Figueirense. É a única explicação para definir a situação do treinador após a campanha alvinegra neste início de Série A e que culminou com a frustração de 10 mil alvinegros no Estádio Orlando Scarpelli, no sábado.

Continua depois da publicidade

Ao final da partida, cabisbaixo com a derrota de 4 a 3, de virada, para o Atlético-MG, Argel ouviu os gritos de “burro” do torcedor, que viu a equipe jogar fora em menos de 10 minutos uma vantagem de dois gols e, de quebra, se aproximar perigosamente da zona do rebaixamento.

Na tradicional coletiva de imprensa, Argel chegou acompanhado do diretor de Marketing, Renan Dal Zotto, que ficou ouvindo atentamente as explicações do técnico:

– As duas equipes jogaram para frente, mas tivemos falhas individuais e coletivas que o adversário soube explorar para virar a partida – definiu Argel.

O discurso ofensivista foi mantido ao justificar a entrada de um atacante (Aloisio) em substituição a Loco Abreu, com câimbras, quando a equipe vencia por 3 a 1, a 25 minutos do fim da partida:

Continua depois da publicidade

– Se eu coloco um volante e perdemos por 4 a 3, iriam dizer que sou retranqueiro. Ser profeta do acontecimento é fácil. Se é para perder jogo, prefiro perder atacando – filosofou.

O técnico assumiu a responsabilidade pela derrota e com a máxima de “futebol não é tênis” se negou a individualizar a chance do quarto gol, desperdiçada por Aloisio, e que poderia anularia a reação do Atlético-MG. O técnico também lembrou dos problemas na montagem da equipe desde o início da competição. Se no começo não havia atacantes, no sábado a experiência de Túlio e a qualidade de Guilherme Santos no apoio fizeram falta.

Mas Argel sabe que os resultados negativos geraram uma necessidade de vitória na próxima rodada, contra o lanterna Atlético-GO, fora de casa.

– Pressão é normal para quem trabalha no Figueirense e em um clube de Série A. Nós estamos fazendo nosso trabalho com tranquilidade, temos um jogo com o Atlético-GO na quinta-feira e vai chegar a hora que nós teremos que ganhar – respondeu.

Continua depois da publicidade

Pois a hora chegou e está marcada: 20h30min, nesta quinta-feira.