O duelo de gigantes no mercado de tecnologia pode ganhar mais um capítulo nos próximos dias. A Apple estaria planejando lançar uma versão especial do seu iTunes, a loja virtual de músicas, filmes, seriados de TV e livros, para dispositivos com sistema Android, controlados pela arquirrival, o Google.

Continua depois da publicidade

Por enquanto as informações não passam de rumores, mas se confirmada, será uma mudança e tanto de rumo. A Apple é conhecida por produzir tecnologia que funcionam apenas no próprio sistema operacional. A troca de estratégia seria reflexo do declínio de downloads nos EUA na iTunes Music Store da Apple, no momento a maior varejista de música.

Além disso, a empresa estaria negociando com altos executivos de gravadoras sobre a possibilidade de lançar um serviço de streaming para competir com Beats Music e Spotify, dois aplicativos que conquistam cada vez mais usuários.

Com o objetivo de levantar as vendas da iTunes Store, executivos da Apple como Roberto Kondrik vêm sugerindo também criar janelas exclusivas de lançamento de novos álbuns de modo que comecem a ser vendidos imediatamente antes do lançamento do CD. Estratégia semelhante foi utilizada pela cantora Beyoncé no ano passado.

Continua depois da publicidade