A Polícia Federal de Caxias do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Dominus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas. Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Bento Gonçalves desde as 6h15min desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações preliminares, até as 12h40min 34 suspeitos haviam sido presos, sendo 22 no Rio Grande do Sul, seis em Santa Catarina, dois no Paraná e quatro no Mato Grosso do Sul. Seis suspeitos ainda estavam foragidos.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Esteio, Protásio Alves e Porto Alegre (RS); Joinville, Balneário Camboriú e Itapema (SC); Foz do Iguaçu (PR); Ponta Porã e Antônio João (MS); e no Paraguai. Todos os presos da Operação Dominus serão encaminhados à Penitenciária Regional de Caxias, na localidade de Apanhador.
Conforme a assessoria de imprensa da delegacia da PF em Caxias, as investigações começaram no início do ano e apuraram que a droga era enviada do Paraguai para o Brasil pelas fronteiras do Mato Grosso do Sul e Paraná para ser distribuída no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O tráfico era comandado por três núcleos de fornecedores que se relacionavam. Parte de uma dessas três quadrilhas atuava em Bento Gonçalves, de onde partiu a denúncia.
Continua depois da publicidade
Durante as investigações foram apreendidos 115 quilos de cocaína e 1.504 pontos de LSD. A operação tem o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Na ação da manhã desta terça-feira também foi utilizado um helicóptero, que sobrevoou a cidade de Nova Prata, na Serra.
Em vídeo, a Polícia Federal divulgou imagens da operação: