O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) esteve no início da tarde desta sexta-feira com José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Jacinto Lamas no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Mais cedo, o ex-deputado Carlos Abicalil também visitou alguns dos presos do processo do mensalão.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
> STF pede que Genoíno passe por avaliação de junta médica
> José Genoino passa mal e é hospitalizado em Brasília
> Câmara deve aposentar Genoino por invalidez
Continua depois da publicidade
> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão
> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento
A visita ocorre um dia depois de o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ter recomendado à diretoria do presídio isonomia no tratamento de todos os detentos. Pelo entendimento do juiz da Vara de Execuções Penais, parlamentares têm livre acesso ao complexo. Contudo, a regra não se aplica a ex-parlamentares.
Os visitantes demonstraram mais uma vez preocupação com o estado de saúde José Genoino, internado desde esta quinta-feira no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, depois de passar mal na Papuda. Para Ribeiro, os laudos que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, tem pedido são uma forma de atrasar a decisão definitiva sobre o regime no qual Genoino deverá cumprir sua pena.
– Ele extrapolou de forma completamente inconsequente suas competências e atribuições – disse.
O filho de Genoino, Ronan, esteve no acampamento que militantes do PT montaram na entrada do presídio. Ele não entrou no complexo e saiu sem falar com a imprensa.
Continua depois da publicidade
Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada
Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: