Policiais civis da Delegacia de Homicídios prenderam nesta quinta-feira um jovem suspeito de participar do assassinato do idoso Paulino Pereira de Almeida, 69 anos, morador do Morro do Horácio, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Valdir Pires de Moraes Júnior, o Juninho, 20 anos, foi capturado no morro por volta do meio-dia. Segundo investigadores da Homicídios, havia dois mandados de prisão preventiva contra ele, um pelo assassinato de Almeida e outro por tráfico de drogas.

O rapaz negou envolvimento na morte de Almeida. Outros duas pessoas já estavam presas pela morte.

Os policiais suspeitam que Juninho tenha envolvimento com a facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC). O DC não teve acesso ao preso, que foi encaminhado à Penitenciária, e nem ao advogado dele.

O idoso morreu a tiros no dia 2 de abril, em casa. Os mandantes seriam líderes do tráfico de drogas e não teriam gostado de tê-lo visto falando com policiais militares. O assassinato causou revolta na região.

Continua depois da publicidade

Familiares de Almeida também teriam deixado o morro após sofrerem ameaças. De acordo com a polícia, a casa da vítima ainda estaria ocupada por criminosos.

Um morro desestabilizado

Nos últimos meses, o clima de violência amedronta os moradores do Morro do Horácio, no bairro Agronômica, e causa preocupação às polícias Civil e Militar.

Houve mortes causada por gangues rivais e até tiros disparados contra uma viatura da PM. Segundo policiais civis, o motivo da desestabilização do morro é a disputa pelo controle da venda de drogas.