O sistema prisional de Santa Catarina soma quase 1 mil casos de coronavírus após registrar alta de 66% no número de infectados em uma semana. Conforme o último boletim da Secretaria de Administração Prisional (SAP), divulgado nesta quinta-feira (23), são 915 casos confirmados. Sete dias antes, eram 548 contaminados pela Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Número de PMs e bombeiros infectados por coronavírus em SC cresce mais de 100% em 15 dias

De acordo com a SAP, entre os infectados, estão 716 detentos, 175 servidores, 21 funcionários e três adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Há ainda 374 casos suspeitos. São 198 pacientes recuperados.

Na noite desta quinta, a secretaria também confirmou a segunda morte pela doença no sistema prisional catarinense. A vítima foi o agente penitenciário Luiz Carlos Coelho, 66 anos, que trabalhava na Penitenciária de Itajaí. Em junho, um detento morreu em Itapema, no Litoral Norte catarinense.

Ainda segundo o boletim da SAP, os casos confirmados abrangem o sistema prisional em diversas cidades catarinenses, como Criciúma, Tubarão, Imbituba, Laguna, Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau, Itajaí, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Caçador, Chapecó e Concórdia.

Continua depois da publicidade

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Prisional para saber sobre as medidas para a contenção do vírus dentro dos presídios catarinenses, mas não recebeu retorno até esta publicação.

Em comunicados divulgados no site oficial, a secretaria informa que, desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março, vem tomando medidas restritivas como a suspensão de visitas, do envio de cartas e de itens permitidos pelos familiares dos internos, das escoltas interestaduais e da visita de líderes religiosos.

> SC tem seis cidades sem casos de coronavírus; entenda os motivos

Santa Catarina vive uma escalada de casos e de mortes por Covid-19, e da sobrecarga do sistema de saúde. Nesta quinta-feira (23), o Estado Santa registrou mais 49 óbitos pela doença e passou a marca de 800 vítimas fatais. São 62,2 mil casos confirmados, conforme a Secretaria de Saúde.

Também nesta quinta-feira (23), o número de regiões consideradas em estado gravíssimo para o coronavírus subiu de sete para nove. A classificação leva em conta dados de aumento de casos e de mortes pela doença, leitos de UTI (Unidade de Terapia Intenstiva) disponíveis e índices de distanciamento social.

Continua depois da publicidade