O ambulatório do Presídio Regional de Joinville vai começar a ser construído até o fim deste mês. A empresa Sifra Construtora e Incorporadora, de Jaraguá do Sul, foi a escolhida pelo governo do Estado para tocar a obra. O espaço vai custar R$ 418,9 mil e tem prazo de cinco meses para ficar pronto.

Continua depois da publicidade

A obra atende a uma reivindicação antiga da cidade, que voltou a ganhar força a partir do ano passado com cobranças e apelos do juiz da Vara de Execução Criminal, João Marcos Buch, e de visitas de comitivas de parlamentares a Florianópolis.

Segundo o juiz, cerca de 60 presos necessitam de atendimentos de saúde por mês no presídio e têm de ser escoltados até postos e prontos-socorros, o que, além de não atender a garantias fundamentais dos presos, provoca risco de fugas ou situações como a que ocorreu, há cinco anos, quando um detento matou um policial no PA Sul e foi morto.

A construção do espaço também cumpre acordo firmado em março pelo governo do Estado e Joinville com o Ministério Público estadual, para melhorias no presídio, após as duas ondas de atentados criminosos em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O ambulatório terá consultórios médico e odontológico. O local em que a estrutura será erguida, dentro do presídio, ainda será definido por engenheiros.

A empresa foi comunicada ontem da escolha, tem cinco dias para assinar o contrato e outros cinco para começar a obra.