O Presídio Regional de Blumenau passou por uma operação pente-fino durante a manhã desta quarta-feira. A operação coordenada pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) começou ainda na madrugada e seguiu até o início da tarde. Segundo o diretor do Deap, Alexandre Camargo Neto, a operação foi tranquila e sem confusões. Foram apreendidos aparelhos de celular, entorpecentes e objetos cortantes que poderiam ser utilizados como armas pelos detentos.

Continua depois da publicidade

_ Foi uma ação preventiva em todo o presídio, onde checamos todas as celas e galerias. Nenhum tiro precisou ser disparado e não encontramos nenhum indício de novas rotas de fuga para os detentos_ explicou.

Durante a operação 80 detentos que cumpriam regime fechado no presídio foram transferidos para o Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí, onde devem permanecer pelo resto da pena. Segundo Neto, os familiares dos presos transferidos devem ser avisados até esta quinta-feira.

Fuga de 28 detentos completa um mês essa semana

A vistoria acontece perto da fuga de 28 detentos do presídio completar um mês, no dia 28. Ainda são 13 os foragidos do local. Considerado o pior do estado, o Presídio de Blumenau deve ser gradativamente desativado após a construção do Complexo Penitenciário do Médio Vale, que teve as obras iniciadas no fim de janeiro deste ano.

Continua depois da publicidade

A operação realizada pelo Deap tinha como objetivo, além das checagens de rotina, prevenir novas fugas como a de janeiro.