Na Semana da Criança, no Presídio Regional de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, uma ação social possibilitou o reencontro de dezenas de detentos com seus filhos. As visitas especiais começaram terça-feira (8) e vão até este sábado (12), e têm como objetivo fortalecer os laços familiares, permitindo que essas famílias se abraçassem após longos períodos de separação em alguns casos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além de rever e poder se aproximar dos pais, as crianças ainda ganharam presentes, que foram doados pela comunidade local, através de uma campanha promovida pelos organizadores da ação. Mais de 250 brinquedos foram arrecadados, principalmente através de uma das campanhas realizadas pelo Colégio La Salle, envolvendo a instituição de ensino particular e seus alunos.

“É o direito ao abraço”, explica Tiaraju Luiz da Rosa Lazari, diretor da unidade. Ele destaca que desde 2019 as visitas com contato físico estavam suspensas devido à pandemia e que essa ação marca o início de uma nova fase nas interações familiares dentro do sistema prisional. Para o diretor, esse tipo de iniciativa é muito importante na humanização do sistema e para a manutenção dos laços afetivos, que ajudam a promover a reintegração social.

— A gente tira o preso da cela e traz ele para o convívio aqui fora, num ambiente preparado, com escolta. E o filho ganha um presente direto do pai. Nesta semana, a ação foi concentrada para 150 detentos, mas a intenção é atingir os 300 presos que estão aqui hoje — explica Lazari.

Continua depois da publicidade

Um dos detentos que teve a oportunidade de participar durante a semana foi Gilmar, que pôde rever as filhas gêmeas, de 8 anos.

— Para mim é uma felicidade. Depois de um ano sem poder abraçar minhas filhas, agora poder dar um abraço é algo que me deixa muito feliz. Minha filha chorou quando me enxergou, me abraçou e isso é uma alegria — expressou o pai.

A ação, que ocorreu pela primeira vez no Presídio Regional de Xanxerê, foi organizada através da Pastoral Carcerária e da direção do local, e contou também com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), mobilizando alunos de licenciaturas para participarem.

—As crianças e as famílias que estão aqui, são as mesmas que atendemos lá na escola. Então, é importante para os nossos alunos conhecerem essa realidade, os contextos que essas crianças vivem, que têm acesso, para que lá na escola também possa ser feito um trabalho diferenciado, de empatia, de inclusão social, e que eles possam criar novas habilidades no processo ensino e aprendizagem com as crianças. E não só com as crianças, mas com as famílias também — explicou a coordenadora dos cursos de licenciatura Unoesc – Ana Paula de Oliveira Scherer.

Continua depois da publicidade

Essa foi a primeira vez que alunos dos cursos de licenciatura participaram de uma ação no presídio. Ao todo, 50 pessoas, entre alunos e professores da universidade estiveram envolvidos na ação durante a semana. Mas, a parceria entre as instituições ocorre há mais tempo, assim como a realização de outras atividades sociais no local.

Veja registros da visita da semana da criança

Leia mais

Parque do Norte de SC terá atrações especiais no Dia das Crianças; confira

Mostra de Cinema, festival e mais eventos de Dia das Crianças na Grande Florianópolis