O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve participar de reunião nesta quinta-feira (14) com o presidente da Guiana, Irfaan Ali. A conversa ocorre em meio ao aumento da tensão sobre uma possível disputa pela área de Essequibo, região com reservas de petróleo e que passou a interessar ao governo venezuelano. As informações são da Agência Brasil e da Reuters.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Embora a polêmica sobre a região já ocorra há algumas décadas, a Venezuela intensificou a ofensiva para reivindicar o direito sobre a área pertencente à Guiana. O caso é analisado pela Corte Internacional de Justiça.
Em um plebiscito feito pelo próprio governo local, moradores da Venezuela aprovaram a criação de um novo estado, incluindo a região de Essequibo. A estratégia é vista como uma tentativa de Maduro de legitimar a investida sobre a área.
A votação é contestada pela Guiana, que reforça que a fronteira não está em discussão. A economia do país atravessa forte crescimento, muito em função da produção de petróleo, que deve dobrar para mais de 1,2 milhão de barris por dia até 2027.
Continua depois da publicidade
* Com informações da Agência Brasil e Reuters
Leia também
Por que a Venezuela quer anexar parte da Guiana, território que faz fronteira com o Brasil
O que é sal-gema e por que sua extração em mina de Maceió está afundando o solo
Passagens aéreas para SC aumentam 32% em 2023 e chegam a preço recorde