O encontro entre os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Petro Poroshenko, da Ucrânia, em uma reunião de cúpula da Asia-Europe Meeting (ASEM) – fórum com países da Europa, Ásia e Oceania – realizada em Milão, busca aliviar a tensão no leste da Ucrânia.

Continua depois da publicidade

De acordo com a agência de notícias russa TASS, o Chefe de Estado russo afirmou nesta sexta-feira que os resultados das negociações de paz sobre a crise na Ucrânia são bons. Putin fez estas declarações depois de um segundo encontro com Porochenko, no qual também estiveram presentes o presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel.

O presidente russo apareceu sorridente ao chegar à prefeitura de Milão, onde se reuniu com a chanceler alemã. Os dois conversaram sobre pontos dos acordos de Minsk, sobretudo o cessar-fogo que o exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia não respeitaram.

Confira as últimas notícias de Mundo

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Continua depois da publicidade

Putin e Merkel mantêm “sérias divergências” sobre a crise ucraniana, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. O presidente ucraniano também teve um encontro com a chanceler alemã para discutir o tema.

Poroshenko declarou na quinta-feira que esperava apenas uma coisa do encontro com Putin: a paz e a estabilidade na Ucrânia.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e os dirigentes da União Europeia, Herman Van Rompuy e Durão Barroso, também participam da cúpula, que espera definir uma solução pacífica para o conflito.

* Zero Hora, com agências