O presidente uruguaio José Mujica suspendeu, nesta quinta-feira, uma viagem ao Brasil por motivos meteorológicos. O mandatário se reuniria com a presidente Dilma Rousseff para abordar uma complementação comercial maior entre os dois países.
Continua depois da publicidade
Mujica chegaria a Brasília nesta manhã e, às 11h, teria reunião de trabalho com a presidenta Dilma Rousseff. Estava previsto ainda um almoço com a participação de presidentes e ministros.
– A viagem foi suspensa por razões climáticas. O encontro entre os dois presidentes foi adiado. Será necessário ajustar a agenda porque Dilma tinha outras atividades, mas não há uma data fixada – disse Gonzalo Carámbula, diretor da Secretaria de Comunicação Institucional (SCI).
De acordo com Carámbula, o presidente aguardou até seis da manhã, e decidiu não viajar.
Ainda não foi marcada uma nova data para a visita de Mujica, de acordo com a assessoria da Presidência da República brasileira. O presidente uruguaio viria acompanhado pelos ministros Luis Almagro (Relações Exteriores), Fernando Lorenzo (Economia e Finanças) e Roberto Kreimerman (Indústrias e Mineração).
Continua depois da publicidade
Além do fluxo comercial entre os dois países, a reunião também analisaria a atual situação do Mercosul e seu futuro, após as barreiras comerciais adotadas pela Argentina.
A visita de Mujica aconteceria apenas dois dias depois de Brasília lançar um pacote de medidas impositivas de compras públicas e facilidades financeiras para estimular e defender a indústria local.
O Brasil foi o destino de 20,6% das vendas uruguaias ao exterior no primeiro trimestre do ano, pelo valor de 412 milhões de dólares, 11,3% a mais que no mesmo período de 2011, segundo o instituto Uruguai XXI.