O presidente gabonense, Ali Bongo Ondimba, fez um apelo, neste sábado (24), por um “diálogo político” com a oposição, pouco depois da validação de sua reeleição por parte da Corte Constitucional.
Continua depois da publicidade
“Convoco todas as lideranças políticas, incluindo os candidatos derrotados na eleição de 27 de agosto, a um diálogo político”, afirmou, em um pronunciamento transmitido pela televisão.
No final de agosto, o anúncio de sua reeleição deflagrou uma violenta crise no país, com sangrentos confrontos e saques.
A Corte Constitucional do Gabão validou, na madrugada deste sábado, a reeleição do presidente Ondimba, não reconhecida pela oposição.
Em sua sentença, a Corte modificou parcialmente os resultados da eleição de 27 de agosto, mas ressaltou que Bongo mantinha sua vantagem e estava reeleito com 50,7% dos votos, contra 47,2% de seu oponente e ex-membro do governo, Jean Ping.
Continua depois da publicidade
O Tribunal indeferiu o pedido de Ping, que reivindicava a contagem dos votos especialmente na província de Haut-Ogooué, onde a missão de observação da União Europeia havia detectado “uma evidente anomalia”, como declarou na época a chefe dessa delegação, Mariya Gabriel.
Os distúrbios que se seguiram ao anúncio da reeleição de Bongo levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a ressaltar sua “profunda preocupação”, enquanto o papa Francisco pediu “o fim da violência e o respeito da legalidade”.
O presidente Ali Bongo governa o país desde 2009, seguindo o caminho de seu falecido pai, Omar Bongo, que se manteve no poder por 41 anos.
st/mc/cyj/plh/mb/tt