O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, disse neste sábado, em Helsinki (Finlândia), que os líderes europeus devem deixar de concentrar todos seus esforços na crise financeira para abordar outros temas importantes para a região.

Continua depois da publicidade

– É importante para a Eurozona desapegar-se da palavra “crise” para que a União Europeia possa dar visibilidade a outros assuntos como as mudanças climáticas, as negociações de Doha, a inovação e a segurança energética – disse Silva aos jornalistas na capital finlandesa.

Silva era um dos sete presidentes europeus reunidos com a presidente finlandesa em exercício, Tarja Halonen, em Helsinque, para dois dias de conversações sobre temas cruciais europeus.

A União Europeia já tomou uma série de medidas dedicadas a conter a crise da dívida soberana, disse Silva, como o aumento do fundo de estabilidade e o maior acesso à liquidez para os bancos da região por meio do Banco Central Europeu. Inclusive a situação da Grécia – epicentro da crise – mostra sinais de melhora, afirmou, “o que será positivo para Portugal porque evitará o contágio”.

No sábado, o gabinete grego aprovou um duro pacote de medidas de austeridade pedidas por seus credores, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Os líderes da Eurozona se reunirão na quarta-feira para analisar os progressos de Atenas.

Continua depois da publicidade