O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no Brasil pela morte do apresentador e empresário Silvio Santos, ocorrida na madrugada deste sábado (17), em São Paulo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Silvio Santos estava internado na capital paulista desde o início de agosto. Em nota, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte em decorrência de broncopneumonia, após infecção por influenza (H1N1).
Também no sábado, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, determinou luto oficial na casa por três dias. “Sua morte causa tristeza e consternação à sociedade brasileira”, diz Pacheco em nota. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também decretou luto por três dias.
O Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial de sete dias em razão da morte do apresentador.
Continua depois da publicidade
Cerimônia judaica
A pedido do próprio apresentador, a família não fará velório público. Assim, Silvio Santos parte como pediu, discretamente, para que as pessoas guardem na lembrança os domingos que ele preencheu com festa, riso e alegria.
O corpo será levado para o cemitério, onde será realizada uma cerimônia judaica, e o sepultamento será restrito às pessoas mais próximas. De acordo com a tradição judaica, o enterro deve ocorrer o mais rápido possível, mas não aos sábados, dia de descanso dos judeus.
Segundo informações do Jornal Nacional, divulgadas pelo g1, o corpo de Silvio Santos saiu do Hospital Albert Einstein, zona sul de São Paulo, no meio da tarde de sábado (17). “Longe da imprensa, sem que tenha se visto movimento de amigos ou familiares, sem informações de pra onde ele foi levado – tudo como ele queria”, informou o JN.
Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel, seu nome de batismo, passou de um jovem vendedor ambulante no Rio a empresário de sucesso em vários setores e fundador de uma das maiores empresas de mídia do país, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com sede em São Paulo. Silvio Santos deixa a esposa Íris, seis filhas, além de netos e bisnetos.
Continua depois da publicidade
*Com informações da Agência Brasil e do g1.
Leia também
Morte de Silvio Santos repercute no mundo: “Lenda do entretenimento”