O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso (MDB), assinou na tarde desta quinta-feira (17) o decreto de estado de calamidade pública depois de o município enfrentar a maior tragédia climática da história. Ao menos nove pessoas morreram de acordo com a Defesa Civil, todas na região do bairro Revólver, área mais atingida pela enxurrada na noite de quarta (16) e madrugada desta quinta-feira (17).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Na prática, o decreto do estado de calamidade agiliza a contratação de serviços emergenciais em área afetadas e a reconstrução de estruturas que foram danificadas. Caso seja aprovado pelo governo federal, o documento ainda acelera o envio de recursos e itens de ajuda humanitária à cidade, além de permitir o parcelamento de dívidas e a dispensa de licitações. Nesse caso, a população também poderá sacar o FGTS.

Virtuoso, à direita, assina o decreto de estado de calamidade.
Virtuoso, à direita, assina o decreto de estado de calamidade. (Foto: Bianca Bertoli)

Conforme Virtuoso, o governo do Estado já sinalizou que enviará ainda nesta sexta-feira (18) itens de ajuda humanitária a Presidente Getúlio. Ao todo, 400 cestas básicas, 1,5 mil kits de higiene pessoal e 1,6 mil galões de cinco litros de água potável, serão encaminhados à cidade, já que todos os moradores estão sem abastecimento por conta dos danos causados na rede.

— Agora vamos trabalhar para reconstruir a cidade. Sei que teremos parceira, as pessoas são muito solidárias. Com o decreto a captação de recursos será mais rápida — afirma Virtuoso.

Continua depois da publicidade

Dados da Celesc apontam que até as 18h desta quinta-feira (17), cerca de 25% das unidades consumidoras de Presidente Getúlio estavam sem energia elétrica. A previsão é de que todo o serviço seja restabelecido apenas após o Natal.

Leia também

Chuva provoca mortes, alagamentos e estragos em Santa Catarina

“A situação em Presidente Getúlio é similar à do Morro do Baú em 2008”, diz chefe da Defesa Civil de SC

Enxurrada deixa ao menos 6 mortos e bombeiros buscam por desaparecidos em Presidente Getúlio