O presidente eleito do México, o oposicionista Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (5) que planeja convidar para sua posse, em 1º de dezembro, seu contraparte americano, Donald Trump, após meses de tensões entre os dois países.

Continua depois da publicidade

“Vamos fazer o convite, somos países vizinhos, temos relações econômicas, comerciais, vínculos de amizade, nos importa muito a cooperação para o desenvolvimento. Temos 3.180 km de fronteira. De forma que o presidente Trump será convidado, vai depender de sua agenda e do que decidir”, disse López Obrador em coletiva de imprensa.

López Obrador declarou que também convidará o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para sua posse, na qual também aguardam líderes de outros países.

A relação entre as duas nações ficaram tensas desde que Trump chegou ao poder e propôs construir um muro – pago pelo México – na zona fronteiriça e abandonar o vital Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

Continua depois da publicidade

Após a sua vitória eleitoral, López Obrador falou com Trump por telefone em uma ligação que descreveu como “respeitosa”, em “ótimos termos” e na qual não apareceu o tema do polêmico muro.

Nesse momento, disse que na conversa propôs a Trump um acordo para impulsionar projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e reduzam a migração para os Estados Unidos.

Na entrevista coletiva desta quinta, López Obrador também anunciou que o ex-prefeito da Cidade do México Marcelo Ebrard será o chanceler em seu futuro governo. Previamente havia nomeado para esse cargo o ex-embaixador em Dinamarca, Noruega e Islândia, Héctor Vasconcelos.

Continua depois da publicidade

Agora Vasconcelos irá ao Senado, onde buscará dirigir a comissão de Relações Exteriores.

López Obrador disse que Ebrard trabalhará para preparar o seu encontro com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, que visitará o México na próxima sexta-feira, 13 de julho.

Disse que Ebrard também preparará a sua participação na cúpula da Aliança do Pacífico – grupo composto por México, Chile, Peru e Colômbia – que será realizada em 24 de julho em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco.

* AFP