O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ex-sócio da equipe de beisebol do Texas Rangers, pediu aos atletas profissionais nesta terça, dia 20, que acabem com o doping no esporte. Bush afirmou que alguns esportistas não estão sendo bons exemplos para os jovens ao usarem drogas para melhorar suas performances.

Continua depois da publicidade

– O uso de esteróides nos esportes é perigoso e passa uma mensagem equivocada de que existem atalhos para se alcançar seus objetivos – disse Bush. – Peço aos proprietários de clubes, representantes de entidades, técnicos e atletas para assumirem a liderança e acabarem com o uso de esteróides.

As drogas que melhoram as atuações dos atletas são proibidas na maioria dos esportes, apesar de variações nas regras. Na liga norte-americana de beisebol, apenas recentemente foi iniciado um programa para acabar com o doping. Diversos jogadores da liga de futebol americano tiverem testes positivos para o novo esteróide sintético THG, e alguns atletas olímpicos dos Estados Unidos prestaram depoimento em uma investigação sobre o suposto laboratório que teria desenvolvido a substância.

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) atacou severamente as autoridades esportivas dos Estados Unidos por não combaterem o uso de drogas no esporte e sugeriu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) impusesse sanções esportivas ao país. As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade